História 

Assim nasceu o nosso Clube!...

A ideia da fundação do nosso Clube, partiu quando uns jovens Arrentelenses organizaram em Almada um torneio de futebol, cuja receita reverteu a favor da Filarmónica, única colectividade existente naquela data em Arrentela.Esta como recompensa ao gesto dos jovens Arretelenses, cedeu uma dependência na sua sede.

 
                0 primeiro Emblema e a primeira Direcção

Em Maio de 1925 efectuou-se então a primeira Assembleia Geral, presidida por Mário Ramalhete, onde é eleita a 1ª Direcção, composta por Mário Ramalhete, Francisco Neves, José de Matos Figueiredo e João Rego, sendo também eleito o Capitão Geral Joaquim Barreto Couceiro, que é convidado a elaborar os estatutos do Clube.

Em 4 de Outubro de 1925 é inaugurado o Campo de Futebol, designado pelo Campo Boa Hora, este espaço oferecido pelo Sr. Francisco Maria Gonçalo, sendo o dia que ficaria a perdurar como data da fundação do Arrentela Foot-Ball Clube

 

A primeira equipa de Futebol

Da sua primeira equipa de futebol, fizeram parte, Manuel Antunes, João Gonçalves (Casaleiro), Francisco Gomes, Júlio Gomes, Júlio Rodrigues, Joaquim Barreto, Jaime Rodrigues, Milheirinho, Leonardo Ramalhete, José Campos, Rogério António, Bonifácio Ferreira, Júlio Evangelista, Jorge Evangelista, Guilherme Pereira (Portela), entre outros.

No ano 1934 é feita a filiação no Carcavelinhos Foot-Ball Clube, como Filial Nº 1.

Na época de 1942/43, a equipa de futebol atinge o seu ponto mais alto a nível oficial, conquistando o ingresso na Divisão de Honra de Setúbal onde faziam parte clubes de enorme prestígio com Vitória de Setúbal, Cuf, FC Barreirense, etc..

Em Assembleia Geral de 28 de Agosto de 1943, o Clube passa designar-se por: ATLÉTICO CLUBE ARRENTELA, continuando como Filial Nº 1 do Atlético Clube Portugal que substituíra o Carcavelinhos Foot-Ball Clube.

Em 1948/49 a equipa de futebol conquista o primeiro título oficial, CAMPEÃO Distrital da 3ª Divisão.

Em 1962/63 voltou ser CAMPEÃO da 2ª Divisão Distrital em Seniores.

Em 1967/68 a equipa de futebol em Juvenis conquista a TAÇA DA JUVENTUDE da A. F. Setúbal.

Em 1974/75 a equipa de futebol em Juniores sagraram-se CAMPEÕES da 2ª Divisão da A. F. Setúbal.

A equipa de futebol de Seniores é novamente CAMPEÃO da 2ª Divisão Distrital na época 1975/76.

Na época de 1976/77 a equipa de futebol de Juvenis vence o TORNEIO COMPLEMENTAR A. F. Setúbal.

No ano 1979 a equipa de futebol de Seniores vence a TAÇA DE HONRA da A. F. Setúbal.

Na época de 1983/84 a equipa de futebol de Juniores vence o TORNEIO COMPLEMENTAR A. F. Setúbal.

A 27 de Junho de 1987 é inaugurado o novo Complexo Desportivo do A.C.A.

Em Outubro de 2000 com a celebração do 75º Aniversário, o Complexo desportivo sofre grandes remodelações e são inauguradas as novas Bancadas/Cobertas o que proporciona aos Associados uma grande melhoria nas condições de assistência aos jogos, assim como novas condições de trabalho aos órgãos da comunicação social.

Em 2004/05 as equipas de futebol dos Juniores e Juvenis sagram-se CAMPEÔES da 2ª Divisão Distrital da A. F. Setúbal

Na época de 2005/06 a equipa de futebol dos Juvenis é VICE-CAMPEÃO da 1ª Divisão Distrital da A. F. Setúbal.

A 20 de Setembro 2009 foram inaugurados os Relvados Sintéticos do Campo de Futebol 11 e do Campo de Futebol 5, ficando o Complexo do A.C.A. com excelentes condições para a prática Desportiva.

Na época de 2009/10 a equipa de futebol dos Iniciados é VICE-CAMPEÃO da 2ª Divisão e é promovida a 1ª Divisão Distrital da A. F. Setúbal.

Jornal " O ARRENTELA" numero único 1934

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

http://www.acarrentela.com/